Jornalismo, Republicados

Jornalismo?*

Gosto de ler o blog do David Coimbra. É um bom teste pra paciência. Ele é jornalista (?), tido por muitos como intelectual e se diz altamente racional e imparcial.

Desafio alguém a me apresentar algum texto escrito por ele que tenha uma profundidade maior do que citar escritores não muito conhecidos (pra dizer que lê muito) ou teses filosóficas, de cujos autores eu duvido que ele tenha lido algo além das orelhas dos livros.

Ele é, na verdade, o operário-padrão da RBS. Um cara que tem certa habilidade com as palavras, bom trânsito entre os jovens, consegue escrever com razoável poder de convencimento sobre assuntos que não domina e, sobretudo, tem o dom de transmitir as famosas mensagens subliminares, que se grudam que nem carrapato, como diria o Analista de Bagé, nas cabeças menos acostumadas ao raciocínio ou que têm alguma preguiça de pensar.

Basta ler com atenção alguns textos dele sobre assuntos mais polêmicos, como a recente discussão sobre as políticas afirmativas, as mudanças de paradigma (ainda muito incipientes) no ensino da Língua Portuguesa, entre outros temas, para que se tenha uma clara ideia da sua postura ideológica, que combina perfeitamente com a linha editorial do grupo jornalístico para o qual trabalha. De resto, são historinhas de centroavantes trogloditas, mulheres popozudas e por aí afora.

Tentei publicar três ou quatro comentários sobre algumas postagens no seu blog, mas, evidentemente, não foram aprovados pela moderação. Não terá sido mera coincidência o fato de haver neles algumas críticas ao próprio colunista e, principalmente, à globinho, quer dizer, RBS.

Esse definitivamente não é o modelo de jornalismo de que precisamos. Infelizmente é o que campeia por aí.

*Publicado originalmente no blog Na Cidade de Cabeça pra Baixo, em 30/4/2012.

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s